segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Egolatria

Hoje postei algumas reportagens sobre egolatria no blogg, vale a pena dar uma conferida, a vida é sempre uma linha tênue do equilíbrio não podemos nos esquecer que recebemos a dádiva da vida para cuidar da melhor maneira possível mas ainda temos todo o horizonte a nossa volta do qual não podemos nos esquecer...é amar ao próximo como a si mesmo...
bjokas

'A notícias do dia e a egolatria'

Artigo da leitora Shirlei Amaro Avena Weisz

Abre-se o jornal pela manhã e há tanto a se dizer: mãe obrigava filha de 13 anos a se relacionar com patrão, em troca de dinheiro; o Fluminense, ahhh, o Fluminense parece despencar a cada dia; no Egito já se vende "kit virgindade", com hímem e tudo e é claro, e o governo de lá quer proibir; a Justiça brasileira proíbe a criança vilã na novela, como se não houvesse tantas crianças vilãs pelo mundo.

A vilania vem da criação, da falta dela, do gene da psicopatia. Aliás, recentemente noticiou-se que o cérebro de um psicopata era cheio de buracos.

De notícia, se é que se pode dizer coisa boa em meio a uma enxurrada, foi o esforço de estranhos para salvar pessoas que podiam agora estarem mortas afogadas, em razão de outra enxurrada que caiu em uma cidade no interior de São Paulo.

A esses heróis nossos aplausos. Arriscar a vida pelo outro não é para qualquer um. Nesse mundo cheio de egoísmo tem pai que deixa filho com dor de dente, mas não deixa de entregar dinheiro para ele resolver a separação da esposa. Eu, como advogada, já vi coisas que, se Deus existe, ele duvidaria.

A egolatria humana, e entenda-se por egolatria a adoração do próprio eu, impede quem é acometido desse mal de ver o outro. É uma necessidade de auto-afirmação exagerada, que faz aquele que a tem ignorar o outro.

É claro que nesse mundo tão cheio de percalços é difícil encontrar alguém que ainda não tenha sido acometido dessa egolatria, com a exceção dos nossos heróis que salvaram as vítimas da enxurrada, ou pessoas que vivem em prol da caridade e do bem.

A egolatria nada tem a ver com religião, apesar do Faraó ser vítima dela e o próprio José, que ao se tornar o homem mais poderoso do Egito depois do faraó, só se revelar a seus aos irmãos depois de algum tempo. Para fazê-los ver como grande ele tinha se tornado, apesar do mal que o fizeram.

Precisava falar da egolatria para poder terminar de falar das notícias de hoje, afinal tem ex-procurador acusado de estupro e homem acusado de racismo. Racismo no Brasil é crime, em algumas outras partes do mundo é só um incomodo. Aliás, para quem não sabe, existe racismo por cor, por raça e isso é egolatria. É se achar mais do que o outro pelo que se é. Pelo povo que se pertence, ou pela cor que possui. Essa egolatria eu não sei dizer ser além da morte, tem perdão, se é que existe algum lugar para onde se vai depois de morto.

O que eu sei é que essa egolatria é pobre, mesquinha, e merece nosso repúdio. Não há perdão para alguém que pensa que ególatra é outro, enquanto ególatra é si mesmo com suas idéias repletas de preconceitos.

Este artigo foi escrito por uma leitora do Globo

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/10/08/noticias-do-dia-a-egolatria-767962208.asp

3 comentários:

  1. Oi Re
    a calculadora que tenho é de indice de massa corporal IMC, teu IMC deu 22,7 pela tabelinha... então vc ta no peso normal, conforme abaixo :

    MC Classificação
    abaixo de 20 Abaixo do Peso
    20 a 25 Peso Ideal
    25 a 30 Sobrepeso
    30 a 35 Obesidade Moderada
    35 a 40 Obesidade Severa
    40 a 50 Obesidade Mórbida
    acima de 50 Super Obesidade

    E vc tem razão a vida da gente é uma linha fina de equilibrioe temos que cuidar melhor desse presente que recebemos sem descuidar do próximo né, bjim

    ResponderExcluir
  2. Valeeeew miga já te considero minha amiga rsrsrsrs...
    Força na sua batalha se precisar conte comigo bjussss...até mais

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda Amiga,

    Que Deus ilumine a nação e que passamos ser melhores e que a justiça seja mais justa, e vamos ser felizes...

    Beijos

    ResponderExcluir